Projeto de Composteiras Realizado pela Cata Norte

Um projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, busca colaborar com a educação ambiental. O Projeto de Ensino “Gerenciamento de Resíduos Sólidos: práticas de geração, separação e destinação dos resíduos dos alunos do IFRO Porto Velho Zona Norte” iniciou no dia 10 de setembro de 2020.
O projeto surgiu devido às incertezas geradas pela pandemia da covid-19 e o desafio de realizar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma on-line. Segundo o Coordenador do Projeto, Marcos Aurélio Borchardt, “para superar esta ausência, estamos envolvendo os alunos de forma orientada pelos professores participantes, a realizar suas próprias investigações a partir da metodologia participativa e sala invertida, uma vez que o aluno vai buscar identificar na sua residência o caminho percorrido pelos materiais e, ao longo das aulas das disciplinas de logística, vai buscar conhecimento técnico para modelar soluções ambientais mais adequadas ao processo de triagem e destinação dos resíduos gerados por eles mesmos. Além de ter a oportunidade de saber a logística reversa destes. Ao final pretendemos sistematizar e publicar os resultados em evento interno ou externo ao IFRO
“Pretendemos agora, além da Padawan Soluções Ambientais, envolver a Catanorte e associações de catadores com o aprendizado da tecnologia social de fabricação de composteiras domésticas. É um grande salto que estamos dando no contexto do NETTCAS ao integrar ensino, pesquisa e extensão no IFRO Zona Norte. Não só geramos conhecimento técnico e socioambiental, como também fomentamos a geração de renda (futura comercialização de composteiras) para agentes socioambientais (catadores) do nosso município. A lição que estamos tendo com estes dois projetos é de aprendizado tecnológico agregado à sabedoria ambiental necessária para viver em sociedade”, ressalta o coordenador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *